A inside Consultoria é uma empresa que atua a 10 anos em estudos voltados para a proteção do Patrimônio Arqueológico brasileiro, por entender que, este Patrimônio e peça fundamental no desenvolvimento e na formação do cidadão enquanto agente histórico. Sendo assim, atua na defesa e proteção do Patrimônio, desenvolvendo pesquisas em Arqueologia em conjunto com o desenvolvimento econômico e social, representado pela implantação dos mais variados tipos de empreendimento.

O Patrimônio Cultural é a expressão maior de uma nação de um povo, pois existe uma forte relação estabelecida entre o povo é seu passado, constituindo assim, um sentimento de pertencimento e de identidade. O Patrimônio Cultural constitui-se de bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia á identidade, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Representa a expressão e testemunho da criação humana ou da evolução da natureza, como sítios arqueológicos, monumentos, manifestação festivas, celebrações, modo de fazer, criar e viver.

O Patrimônio Arqueológico são indícios materiais que os povos do passado deixaram para nossa geração.  Vestígios da existência humana. Sua importância nos leva a construção de elos entre a comunidade do presente com o passado, permitindo nossa compreensão das diversidades culturais e ampliando nossa visão de mundo. A destruição desses resquícios nos privaria de nossa identidade individual.

Educação Patrimonial busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, fortalecendo assim, sentimentos de identidade e cidadania. Trata-se de um sentimento alfabetização cultural que possibilita ao individuo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-a compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido.

O Licenciamento Ambiental é um instrumento legal de grande importância para a preservação do Patrimônio Arqueologico. Atrvés dele, são estabelecidos os procedimentos legais para as fases do licenciamento ambiental ( Licença Previa, de instalação e de operação – LP, LI e LO), e que o patrimônio arqueológico seja estudado antes da realização de qualquer intervenção de obra, que possa  descaracterizar esse patrimônio.