(91) 3081-9091 | (91) 99111-0546 | (91) 99191-1299 | (91) 98257-9380
wagnerveiga67@yahoo.com.br | insideconsultoria@yahoo.com.br

/ inside Amazônia visita IPHAN do Acre

Na manhã de hoje, (24), realizamos uma importante reunião com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do estado do Acre, com o objetivo de discutir questões cruciais relacionadas à preservação de sítios arqueológicos na região amazônica. O encontro aconteceu nas dependências do IPHAN e contou com a participação do superintendente Stenio Cordeiro de Melo e da renomada arqueóloga Antônia Damasceno Barbosa.

A Inside Amazônia é uma organização comprometida com a preservação ambiental e o respeito à riqueza cultural da Amazônia, e o IPHAN desempenha um papel crucial na proteção do patrimônio histórico e arqueológico do país. A reunião teve como pauta principal a importância da preservação dos sítios arqueológicos presentes na região amazônica, bem como o destaque aos geoglifos do estado do Acre.

Durante o encontro, Stenio Cordeiro de Melo, superintendente do IPHAN no Acre, enfatizou a relevância histórica e cultural dos sítios arqueológicos da região. Ele ressaltou a necessidade de ações concretas para proteger esses locais contra possíveis danos ou saques, a fim de garantir que as futuras gerações possam desfrutar e aprender com a riqueza do passado.

Antônia Damasceno Barbosa, por sua vez, trouxe à discussão o tema dos geoglifos, que são estruturas construídas pelo homem pré-colonial e que compõem um valioso patrimônio cultural. A arqueóloga destacou a necessidade de conscientização e medidas de conservação adequadas para protegê-los de ameaças modernas, como desmatamento, expansão urbana e atividades agrícolas não sustentáveis.

Ao final da reunião, ficou evidente o alinhamento de interesses entre a Inside Amazônia e o IPHAN na busca pela conservação do rico patrimônio histórico e cultural da Amazônia.

 

texto e fotos: Victor Souza

 

Últimas Notícias
×

Olá como posso ajudá-lo ?

×